ENGLISH VERSION

Pesquisadoras

Patrícia Tosqui Lucks: Possui graduação em Letras-Tradutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCLAr (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCLAr (2007). Atua como professora de língua inglesa, tendo trabalhado em diversos contextos para fins específicos, tanto profissionais quanto acadêmicos. Foi professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus Rosana no período de 2003-2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino /aprendizagem de língua estrangeira, turismo, língua e cultura, língua inglesa e lexicografia e, atualmente, inglês aeronáutico (abrangendo: ensino/aprendizagem, desenvolvimento de material didático e de cursos presenciais e a distância, avaliação e exames de proficiência). Atualmente é profissional de língua inglesa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e Líder do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA).
Curriculo Lattes

Silvia Matravolgyi Damião: Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado (1994) e doutorado (2006) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como professora adjunta no Departamento de Humanidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Nos cursos de graduação em engenharia, ministra aulas de línguas para fins específicos (inglês) e também colabora nas disciplinas de Tecnologia e Sociedade; Tecnologia Social, Educação e Cidadania; e Tópicos de Tecnologia Social. Tem experiência nas áreas de formação de professores; ensino-aprendizagem de línguas; desenho de curso; e tecnologia e educação. Orienta alunos de graduação em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso e também colabora com o programa de pós graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté, orientando alunos do curso de mestrado daquela instituição. É vice-líder do GEIA e têm orientado pesquisas de diversas professoras de inglês da EEAR, no programa de Mestrado da UNITAU.
Curriculo Lattes

Matilde Virgínia Scaramucci: possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Vale do Paraíba (1974), mestrado em Linguistics TESOL por San Jose State University (1980), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e pós-doutorado pela University of Melbourne, Australia (2008). Atualmente é professora titular do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Foi colaboradora do Ministério da Educação de 1993-2006, tendo sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento do exame para a obtenção do Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Sua área principal de pesquisa é avaliação em contextos de ensino/aprendizagem de línguas, tanto materna, como estrangeira e segunda (Inglês e Português para estrangeiros). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Diretora do Instituto de Estudos da Linguagem no quadriênio 2011-2014 e ex-editora-chefe da revista Trabalhos em Linguística Aplicada. É membro da Comissão Técnico-científica do exame Celpe-Bras (2012-atual). Foi responsável pelo processo de validação do exame EPLIS no período de 2009-10.
Curriculo Lattes

Aline Pacheco: é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela possui Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Linguística Aplicada pela PUCRS e é Bacharel em Letras - Língua inglesa pela PUCRS. Aline atua como professora de inglês há mais de 25 anos. Atualmente, é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando na Faculdade de Ciências Aeronáuticas e na Escola de Humanidades. Tem experiência na área de ensino de inglês como língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Inglesa, Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira e Inglês Aplicado à Aviação. Atualmente, desenvolve projetos junto à Embry Riddle Aeronautical University (ERAU) com a Prof. Elizabeth Mathews sobre língua como fator humano na aviação - Language as a Human Factor in Aviation (LHUFT).
Curriculo Lattes


Descrição e análise da linguagem no âmbito do Inglês Aeronáutico

  • Patricia Tosqui Lucks (ICEA/USP)
  • Aline Pacheco (PUC-RS)
  • Malila Carvalho de Almeida Prado (USP)
  • Rafaela Rigaud Peixoto (DECEA/PUC-RJ)
  • Gustavo Del Rios de Souza (PUC-RS)
  • Lucas Boufleuer (PUC-RS)
  • Vinícius Carlesso Espíndola (PUC-RS)

Ensino-aprendizagem de inglês no(s) contexto(s) aeronáuticos

  • Silvia Matravolgyi Damião (ITA/UNITAU)
  • Dan Marshal Freitas (ITA)
  • Marcia Rita Chini (EEAR/UNITAU)
  • Élida Bonifácio (EEAR/UNITAU)
  • Ana Paula Costa de Souza Cruz (UNITAU)
  • Patrícia Palhares Tupinambá Fernandes de Sá (ICEA/UNITAU)
  • Carlos Alberto Babboni (EEAR/UNITAU)
  • Renata Tito dos Santos Dias (UNITAU)
Membros

Avaliação de proficiência linguística em inglês aeronáutico