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Livros

1. SCARAMUCCI, M. TOSQUI-LUCKS, P., DAMIÃO, S. Pesquisas sobre inglês aeronáutico no Brasil. Campinas: Pontes, 2018, 315 p.
https://www.ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1067

2. TOSQUI-LUCKS, P., SANTANA, J. C. Aviation English - A global perspective: analysis, teaching, assessment. São Paulo: Bookerfield, 2022, 281 p.
https://bookerfield.com/catalogo/10.53268/BKF22080500


Teses

1. PRADO, M. A relevância da Pragmática no ensino do inglês aeronáutico: um estudo baseado em corpora 2019. 336f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

O ensino e a avaliação do inglês aeronáutico são determinados pela Escala de Proficiência Linguística da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), publicada no Doc 9835 (Manual de Implementação de Proficiência Linguística) em 2004. Essa Escala elenca seis áreas linguísticas a serem avaliadas, quais sejam, pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interação. No entanto, mesmo nessas últimas áreas da Escala de Proficiência Linguística, observamos uma ausência de elementos conversacionais presentes nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATCOs), principalmente em situações anormais – escopo de interesse da OACI, uma vez que esse é o tipo de situação em que os profissionais necessitam recorrer ao plain English (ICAO, 2010). O presente trabalho propõe um estudo de como fluência e interação se manifestam nas comunicações via rádio em situações não rotineiras, e de como os achados podem ser aplicados no ensino do inglês aeronáutico. Para atingir esses objetivos, compilamos dois corpora: o primeiro é composto de comunicações radiotelefônicas entre os profissionais supracitados; o segundo, da transcrição de sete aulas para um grupo de três pilotos, nas quais aplicamos os resultados da investigação do primeiro corpus. Como arcabouço teórico, utilizamos a Linguística de Corpus e a Pragmática, além de alguns elementos da Análise da Conversação e da Análise do Discurso. As análises do corpus de comunicações radiotelefônicas revelaram alta presença de fenômenos pragmáticos, tais como atos de fala (AUSTIN, 1962) específicos desse registro (BIESWANGER, 2016), emprego de dêiticos (FILLMORE, 1971; LEVINSON, 2004), principalmente na transição entre a Fraseologia Aeronáutica, e o plain aviation English, facework (GOFFMAN, 1967) evidenciado pela mitigação (CAFFI, 1999), e elementos de gerenciamento conversacional (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; MCCARTHY; CARTER, 2002 [2004]) por meio de blocos de linguagem (AIJMER, 1996; SINCLAIR, 2004; WOOD, 2006; ADOLPHS, 2008). Essa investigação foi então aplicada ao grupo de alunos, cujas aulas foram videogravadas, transcritas e analisadas, conforme prescrito por Walsh (2006, 2011). A partir desse material – um corpus de aprendizes –, traçamos o mesmo caminho metodológico para levantarmos os blocos de linguagem típicos dessa pequena comunidade linguística, a fim de verificar como os fenômenos pragmáticos se manifestam nesse novo registro. Agrupamos esses blocos de linguagem em algumas funções relacionadas à organização conversacional, ao preenchimento de lacunas na fala, à negociação de significado, à reflexão da própria aprendizagem e aos atos de fala específicos desse grupo (vide NATTINGER; DECARRICO, 1992). Por fim, apresentamos algumas sugestões pedagógicas das quais nos valemos durante as aulas, que têm a Pragmática como objetivo central do conteúdo ministrado. Trata-se de recomendações de atividades que considerem o contexto autêntico – e seus elementos – como primordial à construção das aulas. Concluímos com alguns desdobramentos no que tange a mudanças na Escala de Proficiência Linguística da OACI que se reflitam no ensino e na avaliação do inglês aeronáutico, de modo que as aulas considerem o contexto em que os profissionais de fato atuam, preparando-os, assim, para que possam executar melhor suas tarefas, principalmente ao se comunicarem em situações não rotineiras.

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2. MONTEIRO, A. L. T. Reconsidering the Measurement of Proficiency in Pilot and Air Traffic Controller Radiotelephony Communication: From Construct Definition to Task Design Applied Linguistics and Discourse Studies – Carleton University, Ottawa, Ontario, 2019.

The high-stakes context of international radiotelephony (RT) communication, in which pilots and air traffic controllers (ATCOs) use aviation English (AE) as a lingua franca, requires a robust testing policy that is clear and fair to all stakeholders. The International Civil Aviation Organization Language Proficiency Requirements have been criticized for their lack of fit with pilots’ and ATCOs’ real-life communicative needs, for both native and non-native speakers of English (Douglas, 2014; Kim, 2012). This dissertation investigates and specifies the proficiency construct (awareness, knowledge, skills, and attitudes) in pilot-ATCO intercultural RT, following Fulcher and Davidson’s (2007) test development framework, and drawing on theoretical and empirical studies in the domains of Aviation English, English as a Lingua Franca, Intercultural awareness, and Interactional competence. It is guided by the following overarching research question: What are the communicative demands of pilots and ATCOs involved in intercultural RT communications; how can they be specified within a construct framework and operationalized as test tasks? In order to address this question, a multiphase mixed methods (MM) research design (Creswell, 2014) with three integrated phases is applied. In phase one, the intercultural RT context is explored (MM exploratory study). In phase two, models of language use relevant to this aviation workplace are proposed; and, key construct components are specified and validated by 128 aviation stakeholders (qualitative study). In the third/final phase, draft tasks that operationalize the identified RT construct are designed and pilot tested with AE testing experts (convergent parallel MM study). Integration of all findings allows for meta-inferences regarding the research question and underscores 1) the value of MM research designs in addressingiii such complex questions, and 2) the role of domain experts in: exploring a target testing context, specifying and validating a construct, and designing and pilot testing tasks to generate the evidence needed to make valid inferences about test-takers’ specific purpose language ability. A broader view of professional communicative competence for intercultural RT suggests an encouraging perspective in a highly specialized occupational domain, has implications for aviation safety, and serves as an example of how non- linguistic competencies could be operationalized in contexts other than aviation.

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3. SOUZA, P. R. O Efeito Retroativo do EPLIS nas Percepções, Atitudes e Ações de Professores e Alunos de um Curso de Formação em Controle de Tráfego Aéreo 2018. 384 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

Esta pesquisa teve como foco de investigação o efeito retroativo do EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo Brasileiro) nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo. O EPLIS é um exame de proficiência, aplicado, anualmente, a controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica, desde 2007, em cumprimento às normas e regras da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) quanto à avaliação da proficiência dos profissionais envolvidos nas operações de voo internacionais. Em 2014, esse exame foi estendido a alunos do último semestre de um curso de dois anos de formação em controle de tráfego aéreo. Adotando um desenho metodológico misto, este estudo é composto por duas fases consecutivas. A primeira fase, denominada quantitativa, objetivou analisar padrões e tendências nas percepções e atitudes dos participantes em relação à influência do exame em diversos aspectos do ensino e aprendizagem de inglês. Para isso, foi elaborado um questionário, e as informações coletadas foram analisadas com o emprego de técnicas estatísticas. A segunda fase, de natureza qualitativa, pretendeu explicar, expandir e corroborar os resultados iniciais, gerando dados por meio de grupo focal, entrevistas individuais e observações de aulas. Os resultados mostraram que o exame influenciava as habilidades desenvolvidas, os tipos de tarefas realizadas e seus formatos, as avaliações em sala de aula e a abordagem de ensino do professor. Fatores como a proximidade do EPLIS, a proficiência dos alunos, o nível de conhecimentos de alunos e professores sobre o exame e a alta-relevância das provas de rendimento realizadas em sala de aula interferiram nesse processo. Assim, o efeito retroativo era mais intenso na última série do curso, quando aspectos do teste eram mais mencionados e discutidos, e as habilidades orais eram mais exploradas em sala de aula. Contudo, deficiências na capacitação dos professores em relação ao exame pareceram contribuir para que algumas características do teste fossem mais enfatizadas em detrimento de outras. Somado a isso, a alta-relevância das avaliações escritas fez com que o desenvolvimento da produção oral fosse diminuído em sala de aula, principalmente, nas 2a e 3a séries. O nível de proficiência percebido dos alunos também influenciou a intensidade do efeito. Assim, alunos mais proficientes demonstraram maior confiança, motivação e atitudes positivas, atribuindo níveis mais elevados de relevância ao exame, bem como à frequência com que buscavam informações se engajando em atividades preparatórias. Nas turmas mais avançadas, também foi constatado que os professores desenvolviam mais a produção oral, promoviam mais oportunidades de interação entre os alunos e exploravam mais atividades semelhantes às do exame. Por fim, limitações nas funções comunicativas avaliadas no exame se refletiram negativamente na sala de aula, o que fez com que tarefas com foco no gerenciamento do diálogo piloto-controlador e no uso de estratégias de negociação de sentido tendiam ser negligenciadas.

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4. TERENZI, D. Princípios norteadores para o planejamento de cursos de línguas para propósitos específicos em curso superior tecnológico (manutenção de aeronaves): considerando visões de aprendizes, instituição formadora e empregadores. 2014. 194 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

A expansão dos cursos superiores tecnológicos vem ocorrendo de maneira significativa no Brasil e há uma relação direta entre o mundo da ciência e da tecnologia e a língua inglesa (CELANI, 2008). O contexto do ensino superior tecnológico é, assim, um ambiente rico para investigações considerando o ensino de línguas, especificamente o inglês. Ações são necessárias para adequar o ensino de línguas aos requisitos desse contexto (ALMEIDA FILHO, 2008). Comumente, as pesquisas acerca das necessidades e interesses, que norteiam o planejamento do curso de línguas para propósitos específicos, focalizam a perspectiva dos aprendizes, mas, no início do curso superior, tais necessidades podem não estar claras para os mesmos (ANTHONY, 1997; AUGUSTO-NAVARRO et al, 2012). Propomos então, nesta pesqusia, uma investigação em relação ao planejamento de disciplinas de inglês para propósitos específicos no ensino superior, levando em conta três perspectivas: a da instituição de ensino, por meio dos documentos norteadores (plano de curso e de disciplinas); a dos aprendizes, considerando seus interesses e suas percepções acerca das necessidades e, por fim, a do mercado de trabalho, representado por funcionários de empresas que contratam o profissional formado pelo curso tecnológico de manutenção em aeronaves. O estudo é feito por meio de questionários e análise de documentos. Os resultados mostram que há semelhanças e limitações, principalmente entre as expectativas dos aprendizes e as demandas do mercado de trabalho em relação aos objetivos apresentados nos planos de disciplinas. Diante dos resultados obtidos e com base em pressupostos do ensino de línguas para fins específicos, discutidos por diferentes pesquisadores da área, apresentamos princípios com o potencial de sensibilizar e guiar profissionais envolvidos em propostas de planejamento e desenvolvimento de disciplinas de inglês instrumental.

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Dissertações

1. SALES, R. N. Análise de aspectos operacionais e percepção dos controladores de tráfego aéreo do Estado do Ceará quanto à proficiência em língua inglesa. 2021. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2021.

Acidentes como o de Tenerife e o da Serra do Cachimbo, ocorridos em 1977 e 2006, foram responsáveis por revelar, nacional e internacionalmente, a importância da proficiência em língua inglesa na Aviação. Levando isso em consideração, o presente trabalho apresenta aspectos operacionais sobre o controle de tráfego aéreo, relacionando-os com a proficiência em língua inglesa e seu uso no meio aeronáutico. A metodologia empregou análise documental sobre controle de tráfego aéreo (sua história, funcionamento e a figura do controlador de tráfego aéreo), proficiência em língua inglesa (conceito, formas de aquisição e manutenção de nível) e Segurança de Voo (o impacto da proficiência sobre este quesito). Como forma de estabelecer um paralelo entre os dados encontrados e a realidade do profissional no Brasil, foi realizada uma pesquisa com os controladores de tráfego aéreo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza – CE (DTCEA-FZ), na qual eles responderam sobre as percepções que têm sobre a própria proficiência e sua relação com o exercício da profissão. Com base na análise dessas respostas foi possível criar gráficos e quadros que mostram a atual distribuição dos controladores de acordo com o nível de proficiência apresentado e aspectos relevantes sobre o que tem sido feito para elevar estes níveis e, consequentemente, a segurança da aviação. Por fim, algumas observações e sugestões são mencionadas quanto a treinamento, investimentos, escalas de trabalho, dentre outros assuntos, como forma de contribuir para o planejamento de melhorias para a elevação do nível de proficiência em inglês aeronáutico dos controladores de tráfego aéreo do Ceará.

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2. ARAGÃO, B. F. Critérios autóctones como subsídios para a revisão da escala de proficiência utilizada no contexto aeronáutico. 2020. 139f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2020.

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), após ter conduzido uma análise de diversos acidentes e incidentes aéreos e concluído que a linguagem utilizada em radiotelefonia era um fator contribuinte, passou a exigir a avaliação de proficiência em língua inglesa dos profissionais envolvidos com tráfego aéreo internacional como parte dos Requisitos de Proficiência Linguística (Language Proficiency Requirements, LPRs). No entanto, os requisitos de proficiência em língua inglesa da OACI e a escala utilizada para avaliar esses profissionais são alvos de diversas discussões, principalmente devido à inconsistências sobre a visão de linguagem operacionalizada nos descritores da escala. O objetivo desta pesquisa é oferecer contribuições para uma revisão da escala de maneira que melhor represente a situação-alvo (target language use – TLU) o que ainda, poderá contribuir para o desenvolvimento dos instrumentos de avaliação no contexto aeronáutico. No decorrer desta pesquisa buscou-se, através da utilização de critérios autóctones (indigenous assessment criteria), elencar as principais características de um controlador proficiente para controle de tráfego aéreo e as competências acionadas para que a comunicação seja eficiente e bemsucedida, de acordo com a percepção de controladores de tráfego aéreo brasileiros. Como técnica principal para a geração dos dados desta pesquisa foram conduzidos 03 grupos focais com controladores de tráfego aéreo brasileiros e como fonte secundária, a observação no local de trabalho. Após a análise desses dados, além da revisão das categorias já existentes, propomos que outras categorias que abarquem conhecimentos mais amplos do construto, como os não linguísticos, sejam incluídas na escala que avalia a proficiência no contexto aeronáutico.

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3. GONÇALVES, S. S. B. Open to Talk - emergências: um glossário português/inglês para as comunicações radiotelefônicas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

A aviação comercial no Brasil teve um crescimento significativo nas últimas décadas, porém ainda há poucos estudos na área, principalmente relacionados às linguagens utilizadas dentro desse domínio. Após alguns acidentes e incidentes envolvendo a má compreensão da língua, a Organização da Aviação Civil Internacional apresentou maior interesse nas comunicações aeronáuticas e passou a exigir, das tripulações e do pessoal envolvido com tráfego aéreo, um nível mínimo de proficiência na língua inglesa. Visando a auxiliar esses profissionais na aquisição desse nível de proficiência e pretendendo criar uma ferramenta de consulta de termos em português e inglês, surgiu a ideia de criar um glossário voltado às comunicações radiotelefônicas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo. Dentre os poucos trabalhos terminológicos bilíngues voltados para a área da aviação, nenhum contempla essas comunicações. A acurácia dessas comunicações é fundamental para a manutenção da segurança de voo e as situações de emergência exigem maior atenção e dedicação dos profissionais envolvidos nesse contexto, por isso priorizamos a abordagem dessa temática nesse projeto de mestrado. Através das teorias terminológicas, principalmente da Teoria Geral da Terminologia e da Teoria Comunicativa da Terminologia, concluímos a compilação desse glossário composto por 69 verbetes com entradas na língua portuguesa, e uma lista de 90 termos em inglês com os equivalentes terminológicos em português.

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4. BABBONI, C. A Atividades de pronúncia em livros didáticos de Inglês Aeronáutico: reflexões sob o prisma de falantes de português brasileiro 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2017.

Nossa pesquisa teve sua origem em percepções e questionamentos ocorridos desde 2010, durante nossas aulas de Inglês Aeronáutico no Curso de Formação de Controladores de Tráfego Aéreo (ATCOs), na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá-SP. Embora já existam vários trabalhos realizados na área de Inglês Aeronáutico, não encontramos ainda, no Brasil, pesquisas que estejam voltadas especificamente para o ensino da pronúncia da língua inglesa para pilotos ou ATCOs. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar em que medida os exercícios de pronúncia presentes em três livros didáticos (LDs), utilizados ao longo do Curso de Formação de ATCOs, contemplam as necessidades específicas de falantes de Português Brasileiro (PB). De forma a atingir o objetivo geral, os objetivos específicos desta pesquisa foram: 1. verificar quantos exercícios de pronúncia existem em cada um dos três LDs e quais são seus enfoques e tópicos; 2. avaliar quais exercícios de pronúncia disponíveis nos três LDs contemplam as necessidades dos falantes de PB como primeira língua e são relevantes para o contexto dos ATCOs; 3. identificar as lacunas existentes. Os livros em questão são: (1) English for Aviation , de Ellis e Gerighty, da editora Oxford University Press, (2) Aviation English e (3) Check Your Aviation English, ambos de Emery e Roberts, da editora Macmillan. Por serem LDs de editoras de alcance internacional, seu conteúdo programático busca atender às necessidades de falantes de vários idiomas, e não apenas a nossa realidade de falantes nativos de PB. Este trabalho tem como fundamento as concepções de ensino de pronúncia presentes em Celce-Murcia et al (1996), Cristófaro-Silva (2012), Fraser (2001), Godoy et al (2006), Kenworthy (1987) e Sant’Anna (2008), bem como discussões de Jenkins (2000, 2002, 2005) e de Seidlhofer (2005), na área de Inglês como Lingua Franca. Além desses autores, a pesquisa também é norteada pelos ensinamentos sobre English for Specific Purposes (ESP), de Dudley-Evans e St John (1998), Hutchinson e Waters (1987), Ramos (2005) e Robinson (1991). Para alcançar os objetivos desta pesquisa, foi conduzida uma análise através das abordagens quantitativa e qualitativa-interpretativista. Por meio dessa análise, primeiramente, foi possível obter dados descritivos sobre os exercícios de pronúncia dos três livros de Inglês Aeronáutico, que fazem parte deste estudo. Os dados levantados foram analisados à luz das teorias que embasam o nosso olhar sobre nosso objeto de pesquisa. Os resultados mostram que, de modo geral, a maioria dos exercícios de pronúncia traz poucos exemplos (palavras e/ou frases), e muitos enunciados não sugerem qualquer tipo de prática oral por parte dos alunos. Além disso, a análise dos exercícios de pronúncia revelou que várias dificuldades de pronúncia em inglês, que são comuns a falantes de PB, não são abordadas em nenhum dos três LDs.

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5. SILVA, A. L. B. C. Uma Análise de Necessidades de uso da Língua Inglesa por Oficiais Aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira 2016. 278 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Embora seja crescente o interesse por estudos voltados para o inglês necessário à aviação internacional, ainda se observa uma lacuna em investigações sobre as necessidades de uso de inglês por pilotos da aviação militar brasileira. Neste estudo, realizamos uma análise de necessidades de uso da língua inglesa por Oficiais Aviadores do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”. O EDA tem por missão representar a FAB e o Brasil por meio de demonstrações aéreas. Entre suas várias atribuições estão: representar a FAB no exterior e difundir a Política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica (COMAER). Por meio de uma pesquisa qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso envolvendo vários procedimentos metodológicos, tais como entrevistas não estruturadas e semiestruturadas, grupos focais, análise documental e observação, bem como ouvimos diversos participantes – Pilotos em Atividade, Pilotos Veteranos e professores de inglês da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA). A Análise da Situação Atual (PSA) demonstrou que, durante a formação dos futuros Oficiais Aviadores da FAB, a habilidade de produção oral em inglês – para fins específicos (ESP) e para fins gerais (EGP) – não tem sido diretamente avaliada. Não obstante, os resultados mostram que todos os 13 Pilotos em Atividade do EDA detinham, durante o estudo, o chamado “Cartão S”, que comprova proficiência em inglês geral, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo COMAER. A Análise da Situação Alvo (TSA) demonstra que a língua inglesa necessária ao grupo é multifacetada, pois inclui, durante as comunicações entre pilotos e controladores de voo, o uso de fraseologia padrão para situações rotineiras, e plain English, para situações não rotineiras. Em solo, há evidências de necessidade de uso de inglês geral (EGP) e vocabulário específico para aviação para o desempenho de tarefas administrativas e operacionais. Similarmente, o EGP e o vocabulário específico para aviação são necessários para a interação com o público, a imprensa, autoridades, membros de outras equipes, entre outros interlocutores, e também durante intercâmbios e o recebimento de visitas internacionais na sede do grupo. As comunicações podem ocorrer por meios diversos, tais como radiofonia, face a face e meios eletrônicos. As habilidades mais necessárias ao grupo são a compreensão oral e a produção oral, tanto em voo como em solo, em ESP e em EGP. Em alguns casos, as habilidades de compreensão escrita e produção escrita se fazem igualmente necessárias. Este estudo gera discussões teóricas e práticas sobre o ensino e a avaliação de inglês para aviação no âmbito militar brasileiro, o que pode fundamentar o desenvolvimento de cursos, syllabuses, a produção de material didático, o treinamento especializado de professores de inglês, além de ensejar novos estudos sobre aspectos metodológicos, que poderão ser úteis para a condução de outras análises de necessidades de línguas, na área militar ou não.

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6. DIAS, R. T. S. Análise de imagens no livro Aviation English: uma contextualização para o ensino de ESP para controladores de tráfego aéreo pré-serviço brasileiros 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2016.

Os livros didáticos (LD) de Língua Inglesa da atualidade são amplamente ilustrados. Considerando-se a imagem no contexto de Ensino de Língua para Fins Específicos, verifica-se que a imagem é um excelente recurso para representar as situações de uso real da língua. Esse recurso é muito importante especialmente para os alunos que ainda não atuam profissionalmente nas suas funções, ou seja, os alunos pré-serviço. No entanto, considerando-se as peculiaridades de produção do LD de Língua Inglesa, as imagens podem não estar adequadas ao público-alvo, sendo necessária a sua adaptação. Nesta pesquisa, o público-alvo considerado foram alunos controladores de tráfego aéreo pré-serviço brasileiros. Com base nessas informações e alicerçado nas teorias de ensino-aprendizagem de ESP, de LD e de Imagem, o presente estudo tem por objetivo analisar a função da imagem em três unidades de LD de Inglês Aeronáutico, bem como verificar a contribuição da utilização das imagens no preparo para a realização do EPLIS, o exame de proficiência realizado pelo controlador de tráfego aéreo no Brasil. Dentre os livros disponíveis no mercado, foi escolhido para análise o LD Aviation English pelas diferentes manifestações de imagem que esse material oferece. Para essa análise, foram elaborados critérios de classificação das imagens com base em Costa (2005) e complementados por Paiva (2010). Nesta pesquisa, 45 imagens foram analisadas. O resultado final da análise dos dados indicou que a função que mais se destacou foi a função de exercício de aplicação (20 imagens); seguida da função ilustração (13 imagens). Também verificou-se que a maior parte das imagens contribui para o EPLIS (26 imagens), mas grande número não contribui (18 imagens). Também foram discutidas ao longo das análises as possibilidades de adaptação da imagem no livro didático.

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7. GARCIA, A. C. M. What do ICAO Language Proficiency Test Developers and Raters Have to Say about the ICAO Language Proficiency Requirements 12 Years after their Publication? 2015. 114 f. Dissertação (MA in Language Testing (by distance) degree) – Department of Linguistics and English Language, Lancaster University, Lancaster, United Kingdom, 2015.

The International Civil Aviation Organization (ICAO) standard and recommended practices (SARPs) related to the language use for aeronautical radiotelephony communications were published in March 2003. Twelve years after their publication, in the light of research suggesting the revision of the ICAO policy, it is important to learn what experts who have been working with the ICAO language proficiency requirements (LPRs) think are their strengths and weaknesses according to their experiences. This dissertation investigates experienced test raters and test developers’ opinions about the ICAO LPRs. Six expert professionals were interviewed in this qualitative analytic research and the data were analysed in accordance with the thematic analyses method. The discussions included not only general features of the policy but also the specific features of the assessment criteria. The research puts forward suggestions of improvements to be made to the ICAO policy and recommends ICAO to revise the LPRs at the earliest.

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8. PRADO, M. Levantamento dos padrões léxico-gramaticais do inglês para aviação: um estudo vetorado pela Linguística de Corpus. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

A OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), órgão que estabelece regulamentações na aviação civil em nível mundial, define o inglês para aviação como uma junção entre a Fraseologia Aeronáutica – sublinguagem empregada por pilotos e controladores de tráfego aéreo em comunicações radiotelefônicas em situações rotineiras – e o inglês comum (plain English), utilizado quando a Fraseologia Aeronáutica não se mostra suficiente. Após averiguar que acidentes aéreos foram agravados por falhas de comunicação, a OACI passou a exigir dos profissionais supracitados uma licença para operações internacionais. Para tal licenciamento, é requerida uma avaliação de proficiência linguística, prescrita no Manual de Implementação de Proficiência Linguística, ou DOC 9835, publicado pela OACI em 2004. A partir de então, o inglês aeronáutico teve seu grau de importância elevado e começou a ser avaliado em países ao redor do mundo, por governos e/ou por instituições internacionais, e, nos últimos anos, foram publicados materiais didáticos que se propõem a atender a essa nova demanda. Identificando a falta de autenticidade nesses materiais, e um descompasso entre a definição proposta pela OACI e o Glossário de Estruturas Básicas e Complexas adicionado à segunda edição do DOC 9835 (ICAO, 2010), buscamos no aporte teórico da Linguística de Corpus uma metodologia para a descrição do plain English utilizado em contextos aeronáuticos em uso real. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo descritivo da linguagem utilizada por controladores de tráfego aéreo e pilotos em comunicações radiotelefônicas em situações anormais; para atingi-lo, compilamos um corpus falado extraído desse contexto. A partir desse corpus, analisamos, primeiramente, os padrões fraseológicos no entorno de cinco itens lexicais – runway [pista], aircraft [aeronave], emergency [emergência], fuel [combustível] e engine [motor] –, que foram evidenciados como as palavras de conteúdo mais frequentes no corpus de estudo. Contrastamos, em seguida, nossos resultados com o Glossário de Estruturas do próprio DOC 9835. Nossos resultados apontam que, assim como recomendado pela OACI, o inglês para aviação é simples e objetivo, não correspondendo ao tipo de linguagem sugerida no referido anexo nem ao conteúdo programático dos materiais didáticos utilizados atualmente.

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9. BONIFÁCIO, E. M. R. Critérios de avaliação de livro didático para o ensino-aprendizagem de inglês para controladores de tráfego aéreo brasileiros: uma proposta de checklist 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Considerando a necessidade de aumentar o nível de proficiência em língua inglesa de controladores de tráfego aéreo (ATCO), a fim de prevenir incidentes e acidentes, cujas causas também estejam relacionadas à falta de proficiência na língua, vários cursos de idiomas começaram a oferecer aulas de inglês para esses profissionais. Segundo OACI (2010), os ATCO devem ser aprovados em exame de proficiência específico, para operarem em órgãos que controlam o tráfego aéreo internacional. No entanto, o número de livros didáticos (LD) de inglês aeronáutico continua modesto e, com isso, a escolha do mais adequado torna-se difícil, devido às poucas opções. O objetivo geral deste trabalho é contribuir com pesquisas na área de avaliação de material didático e de ensino-aprendizagem de inglês. Os objetivos específicos são: estabelecer critérios para a elaboração de uma checklist para avaliação de livro didático utilizado na formação de língua inglesa de ATCO, a partir de critérios existentes na literatura sobre avaliação de LD, adequando-os aos requisitos estabelecidos pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) e às atividades aplicadas no Exame de Proficiência a que são submetidos os controladores de tráfego aéreo no Brasil; e aplicar a checklist elaborada na avaliação do livro didático Aviation English. A Checklist ATCO será elaborada à luz do Documento 9835, de OACI (2010); das teorias de linguagem Widdowson (1978) e outros; da língua inglesa como língua franca da aviação, de Oliveira E. (2007), Hülmbauer et al (2008) e outros; dos princípios de ensino-aprendizagem de línguas, de Larsen-Freeman (2000), Brown (2007) e outros; do ensino de inglês para propósito específico, de Hutchinson e Waters (1987), Dudley-Evans e St. John (1998) e outros; e de avaliação de livro didático, de Cunningsworth (1995), Tomlinson (1998; 2003), Mc Grath (2002), Dias (2007) e outros. A checklist tem como principais indicadores os princípios norteadores (linguagem e princípios de ensino-aprendizagem), os aspectos gráficos, as competências lexicais, gramaticais e funcionais descritas no Documento 9835, os materiais de apoio e a familiarização com as atividades aplicadas no exame de proficiência aplicado no Brasil, totalizando 117 itens. A partir da aplicação da Checklist ATCO na avaliação do material, foi possível verificar que 71,8% dos itens estão presentes no livro avaliado; 20,5% não estão presentes no material; e 7,7% estão parcialmente presentes. A avaliação de LD utilizando a checklist proposta facilita a identificação de lacunas e fornece informações ao professor que avalia, a fim de que ele planeje as adaptações de atividades, já que o material perfeito será difícil de encontrar.

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10. CRUZ, A. P. C. S. Conscientização linguística e profissional para o controlador de tráfego aéreo: uma proposta didática para o ensino - aprendizagem de Língua Inglesa baseada em tarefas 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicadas) – Faculdade de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.

Este trabalho é fruto de observações procedidas durante os anos de atuação profissional junto à formação de controladores de tráfego aéreo (ATCos). O interesse em desenvolver uma proposta de conscientização surgiu quando, ao lecionar Inglês para fins específicos (ESP), no contexto da aviação, foi observado que muitos alunos desse curso de formação não tinham clareza sobre a importância do Inglês para a área escolhida como profissão, tampouco podiam perceber as nuances da Língua Inglesa que poderiam causar ambiguidade na comunicação radiotelefônica. Contudo, a percepção sobre estes aspectos linguísticos que podem causar ambiguidades e mal-entendidos no discurso é muito importante para evitar acidentes e incidentes aéreos. Nesse contexto, também foi verificado que muitos estudantes se inscreviam para o curso de formação de ATCos sem conhecer a abrangência e os desafios da profissão. Essa falta de conhecimento ficava clara durante as aulas de Inglês e resultava no desinteresse na realização das atividades e também na falta de percepção sobre os aspectos da Língua Inglesa que são considerados importantes para um voo seguro. Desta forma, este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de conscientização sobre a importância da Língua Inglesa e sobre a relevância profissional dos ATCos, para alunos de cursos de formação de controladores de tráfego aéreo, por meio da elaboração de tarefas com o enfoque na conscientização. O ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT) privilegia a instrução baseada no significado. Ao constatar isso, ficou definido que a metodologia utilizada para a elaboração de tais propostas didáticas de conscientização seria baseada em tarefas (ELLIS, 2003, 2009, 2011, 2015), principalmente, porque essa metodologia pode proporcionar ao aluno reflexões de como agir para a realização de atividades semelhantes às tarefas linguísticas do mundo real. Em virtude dessas constatações, os pressupostos teóricos do TBLT foram selecionados como base principal para a confecção das propostas de conscientização. Esses fundamentos teóricos também convergem com a perspectiva teórica da Conscientização, pois, ao executar tarefas, o aluno se torna ativo diante de sua realidade e predisposto à reflexão. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, através da qual foi possível concluir que as bases teóricas entre o ESP, TBLT e o ensino focado na Conscientização podem tornar o discente propenso à conscientização linguística e profissional.

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11. CHINI, M. R. R. C. Ensino-aprendizagem de Inglês para o Controlador de Tráfego Aéreo Brasileiro: em busca de novos rumos 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.

Este trabalho, alicerçado teoricamente no ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos, com ênfase em Inglês para Fins Específicos e vinculado ao Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico – GEIA –, tem por objetivo investigar em que medida o Curso de Inglês da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) atende aos alunos (controladores de tráfego aéreo pré-serviço), no que diz respeito às suas necessidades de aprendizagem; e verificar se ele contribuiu para o desempenho das funções operacionais executadas pelos controladores nos diferentes órgãos de Controle de Tráfego Aéreo (órgãos ATC). Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa-interpretativista, cujos instrumentos foram dois questionários escritos aplicados a 50 alunos do Curso de Formação de Sargentos – especialidade Controle de Tráfego Aéreo, e a 14 sargentos controladores de tráfego aéreo, egressos da EEAR, que atuam nos órgãos ATC. Este estudo comparativo justifica-se pela importância do uso do inglês em tarefas de desempenho profissional para os sargentos que irão atuar como controladores de tráfego aéreo (ATCos). O resultado da análise dos dados indicou que a maioria dos respondentes é consciente da necessidade desse idioma no contexto da aviação. Tanto os alunos quanto os sargentos afirmaram ter aprimorado seus conhecimentos em inglês ao longo do processo de formação profissional. Entretanto, os integrantes dos dois grupos revelaram a importância de desenvolver mais as habilidades de produção e compreensão orais, pois são as que apresentam maior grau de dificuldade. Ademais, foi possível identificar a falta de diálogo entre as disciplinas Fraseologia de Tráfego Aéreo e Inglês. A integração dessas duas disciplinas foi apontada como uma maneira de aproximar o ensino à realidade da atividade profissional. Os dados também demonstraram que a má distribuição da carga horária do Curso de Inglês prejudica sobremaneira o ensino-aprendizagem da língua inglesa. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir como subsídios para a re(formulação) do atual Curso de Inglês da EEAR para os ATCos.

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12. MACHADO, V. S. J. Avaliação de Proficiência Linguística de Pilotos: o discurso do candidato e sua influência no comportamento e julgamento do examinador 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

Este trabalho enfoca a interação entre examinadores e candidatos participantes de exames orais de proficiência linguística no contexto aeronáutico.Tais exames têm a finalidade de certificar pilotos de avião e helicóptero que conduzem voos internacionais e vêm sendo exigidos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), autoridade de aviação civil brasileira, em cumprimento aos requisitos internacionais de proficiência linguística estabelecidos pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional). A análise da conversação nos permite observar como “as ações são moldadas pelo contexto e também o moldam, influenciando as ações subsequentes dos participantes, bem como o entendimento do que está acontecendo.”(NEVILE e WALKER, 2005, p.3, grifo nosso). Sob esse prisma, são analisadas interações entre examinadores e pilotos com ênfase na influência que a fala daquele exerce sobre a reação desse e vice-versa. Os dados gerados sugerem que determinados padrões comportamentais podem promover intimidação do examinador, invertendo a assimetria entre examinador e candidato durante entrevistas de proficiência linguística, principalmente quando há uma relação hierárquica entre os interagentes. A despeito do desvio comportamental em relação ao padrão esperado durante exames orais, nos casos aqui analisados, não foi verificado uso equivocado da escala de níveis da ICAO por parte do examinador. Entretanto, o perfil e a relação entre os interagentes pareceram relevantes para avaliações mais justas. Dessa forma, este estudo leva à reflexão sobre que aspectos deveriam ser observados a fim de que haja maior confiabilidade e consequente validade em entrevistas de proficiência orais que se destinem ao atendimento dos requisitos de proficiência linguística da ICAO.

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13. SÁ, P. P. T. F. Novos caminhos para o conteúdo programático das disciplinas Inglês 2 e Inglês 3 do curso de Formação de Controladores de Tráfego Aéreo Militares. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, São Paulo, 2010.

Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre o conteúdo programático de duas disciplinas do curso de formação dos controladores de tráfego aéreo militares (ATCos) – cuja abordagem é o Inglês para Fins Específicos – e a lista Eventos, Domínios e Subdomínios da Comunicação Controlador-Piloto, a qual é sugerida por um documento da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), com vistas a fornecer subsídios para a adequação do curso de Inglês da escola de formação de controladores de tráfego aéreo à proposta de conteúdos da lista da OACI levantados a partir da análise de necessidades do uso da língua inglesa para os ATCos. A pesquisa filia-se, fundamentalmente, ao arcabouço teórico de Hutchinson e Waters (1987) e o de Dudley-Evans e St John (1998), cuja perspectiva é a do ensino de Inglês para Fins Específicos, conhecida no Brasil como Abordagem Instrumental. Os instrumentos de pesquisa foram documentos instrucionais e normativos. Os resultados da análise evidenciaram que os conteúdos sugeridos na lista de Eventos Domínios e Subdomínios do Manual da OACI foram explorados, quase em sua totalidade, no conteúdo programático das disciplinas do curso de formação de ATCos. Os resultados também apontaram os conteúdos que não foram contemplados nos conteúdos programáticos, fornecendo desta forma, subsídios para a reelaboração do conteúdo programático do curso de Inglês de formação de controladores de tráfego aéreo militares.

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14. MONTEIRO, A. L. T. Comunicações entre pilotos e controladores de vôo: fatores lingüísticos, discursivo-interacionais e interculturais 2009. 382 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

Visando contribuir para as pesquisas realizadas sobre os problemas nas comunicações radiotelefônicas (cf. PRINZO e BRITON, 1993; CUSHING, 1995; MORROW e RODVOLD, 1998; MCMILLAN, 1998; EUROCONTROL, 2006) e para identificação dos fatores contribuintes de acidentes, esta dissertação pretende investigar possíveis ameaças à compreensão oral relativas ao uso da língua inglesa por parte de pilotos e controladores brasileiros em um contexto multicultural, no qual atuam sujeitos possuidores de diferentes habilidades lingüísticas. Inicialmente, questões relativas às características das comunicações radiotelefônicas, aos papéis convencionais dos participantes e, ainda, aos fatores interculturais na segurança da aviação são discutidas. A partir das taxonomias propostas por pesquisadores em contextos internacionais, um conjunto de fatores que podem gerar falhas nas comunicações radiotelefônicas é identificado. Este estudo também tem como objetivo contribuir para o sucesso na radiotelefonia internacional que envolve pilotos e controladores brasileiros, correlacionando os fatores identificados na literatura com relatos pessoais desses profissionais, obtidos a partir de dois instrumentos de geração de dados: grupos focais e entrevistas individuais. Conduzida à luz de um arcabouço teórico que privilegia a visão de linguagem como ação (AUSTIN, 1962; SEARLE,1969) e cooperação (GRICE, 1975), e baseada em definições relevantes dos conceitos de inglês como língua internacional, pronúncia, inteligibilidade e prosódia, a análise do corpus permite descobrir o que pilotos e controladores brasileiros percebem como problema nas comunicações radiotelefônicas em que devem utilizar a língua inglesa. A partir de tais evidências, uma recategorização dos fatores identificados anteriormente que seja relevante para os profissionais brasileiros no contexto da aviação internacional é proposta. Os resultados apontam questões consensuais e controversas que necessitam ser consideradas com maior rigor.

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Trabalhos de conclusão de curso

1. ROSA, J. M. J. A prova Santos Dumont English Assessment (SDEA) na perspectiva de pilotos brasileiros 2015. 62 f. Trabalho de conclusão de curso – Faculdade de Ciências Aeronáutivas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

A padronização da língua inglesa na aviação consiste em um importante instrumento para garantir a eficácia da telecomunicação presente em voos comerciais ao redor do mundo, desta forma, a segurança das operações. Sendo assim o presente estudo teve como objetivo descrever a prova Santos Dumont English Assessment de forma a mostrar sua importância e aplicabilidade a partir de um estudo teórico e de questionários aplicados a pilotos das quatro principais empresas aéreas que operam regularmente no Brasil. Constatou-se que, apesar de a prova não ser uma unanimidade entre os entrevistados, todos consideram importante a padronização da língua inglesa na aviação comercial.

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Publicações em periódicos científicos

  1. Applied Linguistics Papers Journal - "Aviation English Special Volume: Enhancing Efficiency in Aeronautical Communications – 9th GEIA Proceedings” Volume 27/1

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  2. Applied Linguistics Papers Journal - "Aviation English Special Volume: Enhancing Efficiency in Aeronautical Communications – 9th GEIA Proceedings” Volume 27/2

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  3. The ESPecialist Aviation English special edition. Vol. 41 No. 3 (2020)

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  4. The ESPecialist Aviation English special edition. Vol. 41 No. 4 (2020)

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  5. SILVA, A. L. B. C. ; TOSQUI-LUCKS, P. Volta ao mundo em cursos de inglês aeronáutico e inglês para aviação Revista CB TecLE, v.2, n.1 (2020)

    Considerando sua relevância para a segurança da aviação, o ensino e a avaliação do inglês aeronáutico e do inglês para aviação constituem uma atividade que deve ser embasada em pesquisas. Neste artigo, apresentamos uma visão crítica das recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) sobre o ensino de inglês para especificamente dois profissionais: pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATCOs). Em seguida, apresentamos algumas pesquisas sobre o assunto e como ele foi abordado em diferentes contextos ao redor do mundo. Os resultados mostram que a maioria dos estudos focaliza a análise de necessidadesse concentra e se refere a estudantes pré-serviço ou em início de carreira; muitos deles abordam pilotos e ATCOs militares e a linguística de corpus é uma abordagem crescente para análise de linguagem e desenvolvimento de materiais didáticos.

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  6. PRADO, M. ENSINAR PARA A PROVA OU ENSINAR PARA A VIDA: UMA ANÁLISE DO EFEITO RETROATIVO NO ENSINO DO INGLÊS PARA AVIAÇÃO Revista CB TecLE, v.2, n.1 (2020)

    Dez anos após o desenvolvimento e a implementação do SDEA, exame de inglês para pilotos civis, é importante buscar um panorama do efeito retroativo dessa especialidade de língua. As consequências de uma prova podem ser positivas, se afetarem as atitudes do professor na sala de aula, ou negativas, se culminarem no estreitamento do conteúdo a meros ensaios da prova (BAILEY, 1996). Neste artigo, propomos avaliar um recorte do mercado de inglês para aviação no Brasil em materiais disponibilizados em sítios eletrônicos para o público a que se destina: pilotos civis. Para esta investigação, partimos de uma lista ofertada no sítio da ANAC com 23 instituições que ministram cursos de inglês para aviação. Após analisarmos os materiais divulgados pelas instituições, verificamos enfoque excessivo nos itens do SDEA em detrimento da Escala de Proficiência Linguística da OACI. Concluímos este artigo com sugestões de reflexão para a melhoria do ensino no mercado brasileiro.

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  7. ASSIS, L. A. ; PACHECO, A. Comunicação em um ambiente de cabine de comando multicultural: A influência das dimensões culturais em funções comunicativas Revista CB TecLE, v.2, n.1 (2020)

    Interações multiculturais entre pilotos tornaram-se mais comuns à medida que empresas aéreas precisaram recorrer à mão de obra de diversos países. Consequentemente, problemas relacionados à comunicação manifestam-se. Por meio de um estudo qualitativo e descritivo, este artigo tem como objetivo identificar quais funções comunicativas podem ser afetadas na comunicação de pilotos com nacionalidades diferentes, a partir da compreensão da influência de dimensões culturais. Através de uma revisão bibliográfica, propõe-se uma discussão sobre como a cultura nacional afeta a comunicação de pilotos. A partir de associações entre funções comunicativas - estabelecidas no DOC 9835 (ICAO 2010), e as dimensões culturais apontadas por Hofstede (1997), pode-se observar que a forma como pilotos expressam determinadas classes de funções comunicativas são afetadas pela cultura nacional. Sugere-se que os requerimentos de proficiência linguística observem tais aspectos, bem como treinamento linguístico que aborde essas questões e mais pesquisas considerando cultura, segurança de voo e comunicação.

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  8. PEIXOTO, R. A. J. R NAS ASAS DA TRADUÇÃO: ELABORAÇÃO DE GLOSSÁRIO DE METEOROLOGIA AERONÁUTICA Revista CB TecLE, v.2, n.1 (2020)

    Devido à especificidade da área de Meteorologia Aeronáutica (MET AER), verificou-se que a elaboração de um glossário de inglês-português desse segmento apresentou, em linhas gerais, maior desafio para compilação de corpora, validação de informações e estruturação da definição. Nesse sentido, este artigo apresenta a metodologia adotada para a elaboração do referido glossário, uma subárea da base terminológica ANACpédia, em desenvolvimento desde janeiro de 2019, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre a ANAC e o DECEA. Com base na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), de Cabré (1999 e 2003), e na concepção de linguística com corpos de Santos (2008 e 2014), o trabalho foi estruturado em dois eixos: discussão dos pressupostos teórico-metodológicos e exposição das análises empreendidas. Ao final, são apontadas possíveis contribuições do trabalho, ainda em andamento, para a área de aviação e, particularmente, para a área de MET AER, insumo relevante para as operações de tráfego aéreo.

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  9. SILVA, A. L. B. C. ; TOSQUI-LUCKS, P. Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico” Revista Estudos Linguísticos, v. 49, n. 1, p. 97-116, abr. 2020

    Neste artigo discutimos a necessidade de harmonização de termos na área de aviação, apresentamos aspectos teóricos e metodológicos empregados na elaboração de um glossário bilíngue colaborativo de inglês aeronáutico e, por fim, realizamos a discussão de dois termos fundamentais não só ao glossário, mas à área de aviação em si: “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”, justificando a necessidade de diferenciação dos dois termos.

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  10. SILVA, A. L. B. C. O inglês necessário aos pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: quão específica pode ser a Língua para Fins Específicos? Revista Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 118-139, abr. 2019

    De fato, um curso de Línguas para Fins Específicos (LFE) direciona-se a um determinado propósito, e por isso deve se guiar por uma análise de necessidades. Este artigo tem por objetivo problematizar a especificidade do inglês necessário a um grupo de pilotos militares da Força Aérea Brasileira (FAB), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), ou “Esquadrilha da Fumaça”. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre o Inglês para Aviação e analisamos as situações de uso da língua pelo grupo. Os dados foram triangulados a partir de uma multiplicidade de participantes e procedimentos metodológicos, como entrevistas, grupos focais, observação e análise documental. Os resultados do estudo evidenciam que, paradoxalmente, a especificidade do inglês necessário ao EDA abarca até mesmo o chamado Inglês Geral, já que seus aviadores, além de pilotos, são oficiais militares que exercem, cumulativamente, funções administrativas, em solo, para representar a FAB e o Brasil no exterior.

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  11. SOUZA, P. R. O nível de proficiência como fator mediador no processo de efeito retroativo do EPLIS Revista Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 540-560, abr. 2019

    Este estudo tem como objetivo investigar como o nível de proficiência de alunos de um curso de formação em controle de tráfego aéreo interfere nas suas percepções e atitudes acerca de um exame externo de inglês aeronáutico, ao qual são submetidos ao final do programa. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário aos 407 alunos do curso. Os dados foram submetidos à análise de componentes principais e a testes de hipóteses para investigar relações de significância entre os construtos fundamentais presentes no questionário e o nível de proficiência declarado pelos participantes. Os resultados mostraram que os alunos que se consideram mais proficientes atribuem níveis mais altos aos conhecimentos que possuem sobre o exame, à frequência com que se engajam em práticas preparatórias, à importância atribuída ao sucesso no teste, bem como ao alinhamento entre ensino e avaliação externa.

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  12. PRADO, M. ; TOSQUI-LUCKS, P. Designing the Radiotelephony Plain English Corpus (RTPEC): A specialized spoken English language corpus towards a description of aeronautical communications in non-routine situations Research in Corpus Linguistics 7: 113–128, 2019.

    Pilots and air traffic controllers need to undergo a specific English test in order to be granted a license for international operations. A language proficiency scale was developed to serve as a parameter to all aviation regulatory agencies throughout the world by targeting the language produced specifically by air traffic controllers and pilots in radio communications when non-routine situations (such as technical problems, bird strike, changes in weather, health problems on board, etc.) occur (ICAO 2010). However, there is a lack of empirical investigation which could shed light upon this particular register helping the users of the scale with its understanding. In an attempt to fill this gap, this paper outlines a compilation of the Radiotelephony Plain English Corpus (RPTEC), a spoken corpus of aeronautical communication consisting of transcriptions of exchanges between pilots and air traffic controllers in non-routine situations for research and pedagogical purposes. By presenting steps taken during the process, we intend to provide fellow researchers with data whic may suit other purposes and yield further analyses, as well as enlighten similar investigations in the field of English for Specific Purposes.

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  13. Damião, S.M. ; TOSQUI-LUCKS, P. ; Scaramucci, M.V.R. Panorama das Pesquisas sobre Inglês Aeronáutico no Brasil - Contribuições para a Segurança de Voo Revista Conexão Sipaer, Vol. 9, No. 2, pp. 50-64, 2018.

    A proficiência em língua inglesa é um importante requisito de segurança, exigido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), para as comunicações que ocorrem entre pilotos e controladores de tráfego aéreo em ambiente internacional. A expressão "inglês aeronáutico" (em inglês, Aviation English) é a denominação para essa linguagem, que compreende a fraseologia padrão e o domínio do plain English, ou seja, o uso da língua inglesa para lidar com situações não rotineiras ou de emergência, que extrapolam o previsto na fraseologia. Em que pese a relevância social dos estudos nessa área, são ainda escassas as publicações de pesquisas sobre o assunto, sobretudo em língua portuguesa. Neste artigo, será apresentado um panorama das pesquisas sobre este tema realizadas pelos membros do grupo de pesquisa GEIA (Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico), credenciado no CNPq desde 2013. O grupo é sediado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e tem composição interinstitucional, com membros oriundos de diversas universidades e de diferentes organizações ligadas a ensino de inglês para controladores e aviadores da Força Aérea Brasileira, como o ICEA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e a Academia da Força Aérea (AFA). O panorama aqui apresentado inclui uma breve descrição de pesquisas já defendidas ou em fase de elaboração, que cobrem as três linhas de pesquisa do grupo: descrição e análise da linguagem no âmbito do Inglês Aeronáutico; ensino e aprendizagem de inglês no(s) contexto(s) aeronáuticos e avaliação de proficiência em inglês aeronáutico. Os estudos realizados envolvem análise e descrição do inglês aeronáutico usando procedimentos teóricos e metodológicos da Linguística de Corpus; reflexões sobre ensino-aprendizagem e avaliação de materiais didáticos, tomando por base conceitos de Ensino de Inglês para Fins Específicos; e estudos sobre Avaliação de Proficiência, trazendo diferentes perspectivas sobre o mesmo tema.

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  14. PRADO, M. A. C. ; TOSQUI-LUCKS, P. Are the LPRs focusing on real life communication issues?International Civil Aviation English Association Workshop (ICAEA). 15, 2017

    This article aims to present the discussions of both preparation and delivery processes of a workshop targeted at aviation English professionals. Pursuing a corpus-based pragmatic investigation of the language used in real radio communications by pilots and air traffic controllers when dealing with abnormal situations, it was proposed that participants discussed issues about the importance of the interlocutors' roles in the language production, the recognition of linguistic features related to fluency and interaction, and the revision of the concepts of native x non-native speakers regarding language proficiency. To such an end, five transcripts evolving from native and non-native interactions to non-native speakers’ communication, all succeeding in getting the message across, were debated through specific questions which conducted the discussions. These questions addressed topics related to the use of modalizers (or hedges), plain English, shared knowledge and peer proficiency. The workshop concluded with a demonstration of examples taken from the study corpus and contrasted with communicative functions listed in the ICAO DOC 9835.

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  15. SOUZA, P. R. O efeito retroativo do EPLIS nas percepções de professoresPorto Alegre, January-June 2017, v. 8, n. 1, p. 24-39

    O EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) foi desenvolvido para atender à política linguística da Organização da Aviação Civil Internacional, no que tange à avaliação do nível de inglês de controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica. Considerado um exame de alta-relevância, nos seus 7 primeiros anos de implementação, o EPLIS estava restrito aos profissionais em serviço. Porém, em 2014, controladores de tráfego aéreo em pré-serviço começaram a se submeter ao teste no último semestre do curso de formação. Este estudo buscou analisar os efeitos retroativos do EPLIS nas percepções dos professores de língua inglesa do curso de formação em Controle de Tráfego Aéreo. Os professores responderam a um questionário sobre a influência do EPLIS em diversos aspectos do ensino e aprendizagem de inglês. Foi feita uma análise estatística descritiva dos dados, e os resultados apontaram que a experiência no ensino de inglês aeronáutico e o conhecimento sobre o exame interagem com a intensidade do efeito retroativo.

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  16. SILVA, A. L. B. C.A Análise de Necessidades e sua relação com cursos e avaliação de proficiência em inglês para um grupo de pilotos militares brasileirosRevista Estudos Linguísticos (São Paulo), Vol. 45, No 2. 2016.

    A Análise de Necessidades, como primeiro passo no processo de elaboração de cursos, currículos e materiais para ensino de línguas, bem como para a definição do conteúdo de tarefas em avaliação de proficiência em Inglês para Fins Específicos, tem sido amplamente discutida. O objetivo deste estudo é destacar a relevância da Análise de Necessidades de línguas para um grupo de pilotos militares brasileiros. Por meio de revisão bibliográfica sobre o tema, observamos como os teóricos definem a Análise de Necessidades e traçam uma distinção conceitual entre Análise da situação-alvo, que compreende a língua em uso, e Análise da situação de aprendizagem, que leva em conta o modo como a língua é ensinada/aprendida. Tal distinção é fundamental para se definir qual o modelo de Análise de Necessidades mais apropriado para cada caso.

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  17. TOSQUI-LUCKS, P.; SOUZA, P. R.; RAYMUNDO, N. A. ; GUERREIRO, N. C. ; ARAGÃO, B. F. Ensino e Avaliação de Língua Inglesa para Controladores de Tráfego Aéreo como Requisito de Segurança em Voo. Revista Conexão SIPAER (Brasília), Vol. 7, No 1. 2016.

    A proficiência em língua inglesa é uma ferramenta fundamental para a segurança das comunicações aeronáuticas que envolvem o tráfego aéreo internacional. Diversas pesquisas sobre investigação de acidentes e incidentes apontam que a falta dessa proficiência e falhas humanas nas comunicações radiotelefônicas podem ser fatores contribuintes de acidentes. Para mitigar esse problema, a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleceu requisitos para a capacitação e a avaliação de pilotos e controlado res que atuam em tráfego aéreo internacional, a fim de garantir que esses profissionais tenham competência para se comunicar em língua inglesa com segurança, principalmente em situações em que seja necessário extrapolar o uso da Fraseologia Aeronáutica padrão e utilizar a língua inglesa comum (plain English). O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campos - SP, é a instituição responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação dos instrumentos de capacitação e avaliação dos controladores de tráfego aéreo brasileiros em relação à proficiência em língua inglesa, a fim de cumprir os requisitos estabelecidos pela OACI. Neste trabalho, serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos para a elaboração e aplicação desses instrumentos, tanto em relação à capacitação, composta por cursos e atividades presenciais e a distância, quanto em relação ao Exame de Proficiência em Língua Inglesa do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), conhecido como EPLIS. Por fim, serão discutidas algumas soluções encontradas para oferecer treinamentos em serviço para milhares de profissionais distribuídos em diversos órgãos operacionais ao longo de todo o Brasil, por meio de um sistema de gestão da aprendizagem que se utiliza de recursos tecnológicos de educação híbrida. Serão comentados também os critérios para tomada de decisão em relação ao estabelecimento de prioridades para capacitação e para realização do EPLIS, tomando-se como base os procedimentos metodológicos aqui descritos, visando à segurança operacional.

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  18. PRADO, M. A representação de língua e aprendizagem do sujeito-aprendiz do inglês para aviação. Aviation in Focus (Porto Alegre), v.3, n.1, p. 20-33 – jan./jul. 2012

    O objetivo deste artigo é apresentar um estudo, baseado na Análise do Discurso da escola francesa, sobre a imagem que o aprendiz do inglês para aviação, especificamente o piloto, tem sobre a língua inglesa e o seu ensino, para que, ao identificarmos as formações imaginárias (Pêcheux, 1962) que permeiam suas representações, detectemos maneiras de (re)construir o ensino-aprendizagem do sujeito-aprendiz em questão. Consideramos, também, a argumentação apresentada por Prasse (1997) sobre o desejo da língua estrangeira, e discutiremos as diferenças entre língua materna e estrangeira e falantes nativos e não nativos.

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  19. SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e Conseqüências Sociais das Avaliações em Contextos de Ensino de Línguas. LINGVARVM ARENA - VOL. 2 - ANO 2011 - 103 - 120

    O conceito de validade é tão central à avaliação que seria praticamente impossível pesquisá-la ou praticá-la sem considerá-lo. Motivado, em grande parte, pelos desenvolvimentos recentes sobre avaliação de desempenho, que pressupõe a avaliação do uso da linguagem em contextos sociais, entretanto, esse conceito passou, nos últimos anos, por uma extensa revisão tanto em sentido como abrangência, a ponto de tornar-se um dos conceitos mais polêmicos e discutidos na área de avaliação no momento ou, para Chapelle (1999), uma das áreas mais interessantes e importantes dentro da Linguística Aplicada. Discuto, neste trabalho, o conceito moderno ou expandido de validade/validação, que considera não apenas as bases evidenciais, mas também as consequências sociais/efeitos retroativos no processo (Messick 1989).

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  20. SCARAMUCCI, M. V. R. O Exame de Proficiência em Língua Inglesa para Controladores de Voo do SISCEAB - Uma entrevista com Matilde Scaramucci. Aviation in Focus (Porto Alegre), v.2, n.1, p. 3-12 – jan./jul. 2011

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  21. BOCORNY, A. E. P. Panorama dos estudos sobre a linguagem da aviação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Belo Horizonte, v. 11, p. 963-986, 2011.

    A carência de estudos descritivos sobre a linguagem especializada da aviação dificulta a criação e o desenvolvimento de cursos de Inglês para Fins Específicos (doravante ESP) para essa área de conhecimento. A pesquisa aqui apresentada busca suprir em parte tal carência, na medida em que faz uma revisão de trabalhos que já foram produzidos sobre língua e aviação. Assim, o objetivo deste artigo é, ao analisar o surgimento e a evolução de estudos relacionados à linguagem da aviação, identificar as principais temáticas enfocadas por pesquisadores e escritores desde o surgimento da “arte de voar” até hoje, relacionando-as às diferentes áreas da Linguística Aplicada. Para tanto, livros, artigos e documentos foram identificados, listados, relacionados aos principais fatos históricos do período e categorizados conforme seus focos de estudo. Por fim, foi organizado um quadro referencial com os principais focos de estudo identificados.

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  22. PRADO, M. Corpus de Inglês Oral na Aviação em situações anormais. Aviation in Focus (Porto Alegre), v. 1, n. 1, p. 48 – 57 ago/dez. 2010

    Este artigo tem como objetivo mostrar como a Lingüística de Corpus pode contribuir para um melhor entendimento das condições de uso do inglês na aviação, através da uniformização da interpretação dos descritores de proficiência lingüística da ICAO (International Civil Aviation Organisation) e da determinação de campos semânticos, lexicais e estruturais a serem ensinados no Inglês para a Aviação, com importantes reflexos para a prática docente. A primeira parte do artigo apresenta uma breve descrição da necessidade do inglês para a aviação junto a um panorama dos descritores da ICAO. Em seguida, sugere-se o uso da Linguística de Corpus como ferramenta adequada para a coleta e o tratamento científico de dados linguísticos que potencialmente propiciem uma leitura uniforme dos descritores. Por fim, são traçadas algumas breves análises para demonstrar como tal estudo pode ser concretizado.

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Blogs

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2. Aviation English Hub A list of references for Aviation English course and test developers, researchers, teachers, and examiners.

aviationenglishhub.wordpress.com

3. LHUFT Language as a Human Factor in Aviation

www.lhuft.org/blog



Material de Referência

1. Internacional Civil Aviation Organization - ICAO. Manual on the Implementation of ICAO Language Proficiency Requirements. 2010. Second Edition. 999 University Street, Montreal, Quebec, Canada H3C 5H7.

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2. Internacional Civil Aviation Organization - ICAO. Guidelines for Aviation English Training Programmes. 2009. 999 University Street, Montreal, Quebec, Canada H3C 5H7.

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3. Internacional Civil Aviation Organization - ICAO. Procedures for Air Navigation Services - Air Traffic Management. 2007. Fifteenth Edition.

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